Pretende-se informar quais os serviços disponíveis no Centro de 3.ª Idade de Gondemaria para os clientes ou futuros clientes tendo em conta que cada um destes serviços pode ser adaptado à necessidade de cada cliente.
SERVIÇOS
Assegurado pelas Diretoras Técnicas em articulação com a Direção, têm como função dirigir, planear e assegurar o bom funcionamento da Instituição.
Todos os clientes da Instituição têm um processo individual de cliente que começa a ser estruturado logo que são admitidos .
Ao longo da sua permanência na Instituição o processo individual de cada cliente será atualizado existindo um acompanhamento constante com atenção à sua situação global e avaliação das suas necessidades.
Este serviço é assegurado por colaboradora definida e tem como objetivo garantir o funcionamento correto de atendimento e informação, o tratamento documental e de expediente e os pagamentos e recebimentos.
Este é prestado pelo Médico da Instituição em articulação com o centro de saúde local. Os encaminhamentos são efetuados pela equipa de enfermagem. É assegurada a preparação de medicação por pessoal especializado a clientes que necessitem, nomeadamente clientes de Serviço de Apoio Domiciliário ou Centro de Dia.
A prestação de cuidados de Enfermagem destina-se exclusivamente a clientes da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas e excecionalmente a clientes de Centro de Dia ou Serviço de Apoio Domiciliário.
Este serviço é assegurado por pessoal interno (Educadoras Sociais ou outro pessoal técnico) e pessoal externo, contratado para cumprir com o plano de atividades aprovado ou voluntários.
Atividades atualmente: Musicoterapia, Aulas de ginástica, Yoga, Estimulação Cognitiva, Atividades de lazer, Atividades de vida diária, Oração, Expressão Plástica, Passeios, entre outros.
Alimentação é confecionada na Instituição por pessoal habilitado de acordo com o tipo de dieta indicada para o cliente. As ementas são elaboradas por uma nutricionista.
Os clientes de Serviço de Apoio Domiciliário recebem a alimentação no seu domicílio uma vez ao dia coincidindo com a hora de almoço.
Através do Serviço de Apoio Domiciliário os clientes podem contratualizar a prestação destes serviços, clientes de Centro de Dia também podem solicitar mediante disponibilidade da Instituição.
Os clientes de Estrutura Residencial para Pessoas Idosas têm sempre os serviços de limpeza e tratamento de roupa assegurados.
Através do Serviço de Apoio Domiciliário os clientes podem contratualizar a prestação destes serviços, clientes de Centro de Dia também podem solicitar mediante disponibilidade da Instituição.
Os clientes de Estrutura Residencial para Pessoas Idosas têm sempre os serviços de limpeza e tratamento de roupa assegurados.
É assegurado o transporte dos clientes de Centro de Dia de casa para a Instituição e da Instituição para casa mediante o mapa de transportes. Este transporte é feito nas carrinhas da Instituição.
É também utilizado em passeios organizados ou realização de atividades programadas.
Também é assegurado transporte aos utentes de Centro de Convívio.
Assegurado por pessoal externo devidamente habilitado, mediante solicitação do cliente e/ou indicação médica.
Serviço não incluído no valor da mensalidade para clientes de Centro de dia ou clientes da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas que necessitem de um plano de reabilitação/manutenção intensivo.
Clientes de Serviço de Apoio Domiciliário poderão solicitar fisioterapia no domicílio suportando os custos associados.
É disponibilizado no espaço da Instituição, de acordo com a periodicidade e calendarização definida. Serviço não incluído no valor da mensalidade.
Clientes de Serviço de Apoio Domiciliário também podem aceder a este serviço na Instituição mediante marcação prévia.
Uma vez por semana, ou com outra periodicidade de acordo com o estipulado no plano de atividades, é assegurada a reza do terço ou oração por pessoal interno ou externo à Instituição, no espaço disponível para o efeito.
Nas Épocas Festivas poderão ainda realizar-se outras atividades religiosas.